Em 2000, chegava às concessionárias o Gol 1.0 16V Turbo, o primeiro propulsor 1.0 turboalimentado do Brasil. Foi lançado pela Vw para compensar a falta dos gols GT, GTS e Gti.
Aproveitando a grande procura e o IPI mais baixo para carros com motor 1.0 que, há 10 anos, representavam mais de 70% do mercado brasileiro, para lançar a “solução definitiva” para a falta de força dos motores de baixa cilindrada.
Aceleração 0-100 km/h 10,65 s
Velocidade Máxima 190 km/h
Potência 112 cv a 5500 rpm
Peso 1016 kg
Potência Específica 112,11 cv/litro
Peso/Potência 9,07 kg/cv
Torque 15,8 kgfm a 2000 rpm
Torque Específico 15,82 kgfm/litro
Peso/Torque 64,30 kg/kgfm
Em relação ao Gol 1.0 16V, a versão turbo recebeu mudanças no câmbio, engrenagens reforçadas com a quarta e a quinta marchas mais longas, para aproveitar melhor a força do propulsor. Além disso, os amortecedores foram recalibrados e os freios vieram do Gol 2.0. Tudo para deixar o Gol Turbo mais eficiente e seguro.
Mas o Gol 1.0 Turbo teve uma vida curta, saindo de linha em setembro de 2003.
Aproveitando a grande procura e o IPI mais baixo para carros com motor 1.0 que, há 10 anos, representavam mais de 70% do mercado brasileiro, para lançar a “solução definitiva” para a falta de força dos motores de baixa cilindrada.
Vw Gol 1.0 Turbo 2000 |
Aceleração 0-100 km/h 10,65 s
Velocidade Máxima 190 km/h
Potência 112 cv a 5500 rpm
Peso 1016 kg
Potência Específica 112,11 cv/litro
Peso/Potência 9,07 kg/cv
Torque 15,8 kgfm a 2000 rpm
Torque Específico 15,82 kgfm/litro
Peso/Torque 64,30 kg/kgfm
Vw Gol 1.0 Turbo 2000 |
Em relação ao Gol 1.0 16V, a versão turbo recebeu mudanças no câmbio, engrenagens reforçadas com a quarta e a quinta marchas mais longas, para aproveitar melhor a força do propulsor. Além disso, os amortecedores foram recalibrados e os freios vieram do Gol 2.0. Tudo para deixar o Gol Turbo mais eficiente e seguro.
Vw Gol 1.0 16v 2000 |
Mas o Gol 1.0 Turbo teve uma vida curta, saindo de linha em setembro de 2003.
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